FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

domingo, 26 de junho de 2011

29 DE JUNHO - DIA DE SÃO PEDRO E O ENCERRAMENTO DO CICLO JUNINO





São Pedro, o último Santo da trilogia dos festejos juninos, é festejado no dia 29 de junho com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. As festividades de São Pedro enceram, no calendário oficial e religioso, o ciclo dessas comemorações, muito embora nas grandes cidades esses festejos se estendam a todo mês de julho. 



OS FESTEJOS EM TERRA





Como qualquer outro festejo junino, quadrilhas, fogos, comidas típicas, brincadeiras tipo pau de sebo, pescaria, jogos da argola, boca de palhaço, entre outras, estão presentes também nas comemorações do dia de São Pedro.
Reza a tradição que, nesse dia,  todos os que receberam seu nome devem ascender fogueiras nas portas das suas casas. A fogueira de São Pedro deve ter um formato triangular. 
Em alguns lugares, no dia de São Pedro, acontece a brincadeira do roubo do mastro de São João, que só é devolvido na semana seguinte. 
Outro costume desse dia é amarrar uma fita no braço de alguém com o nome de Pedro. Essa pessoa que foi amarado com a fita tem a obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida àquele que o amarrou, em homenagem ao Santo.




OS FESTEJOS NO MAR





É como Padroeiro dos pescadores que São Pedro é mais lembrado. Nas pequenas colônias de pescadores saem procissões marítimas em seu louvor. Afinal o Apóstolo era pescador na Galiléia. Foi, para ele e seu irmão André a frase de Cristo “Vinde e segui-me, que eu os farei pescadores de homens".







Segundo a Bíblia, seu nome original era Simão. Por muito tempo, ele viveu como pescador, até que João o levou pra um grupo de seguidores de Jesus Cristo, e logo. ele acabou se tornando um dos apóstolos e, por causa da sua firme liderança, Jesus deu-lhe o nome de Pedro, que significa "rocha".






Homem de origem humilde São Pedro,  nasceu  em Betsaida, ás margens do rio Jordão. Discípulo de Jesus e conhecido como o Príncipe dos Apóstolos, foi nomeado para fundar a Igreja Católica, tendo sido o primeiro Papa.






"Eu te digo: tu és pedra e sobre esta pedra edificarei minha igreja, e as portas do do inferno não prevalecerão contra ela. E te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra, será também ligado nos céus" (Mt.16:18-19)






Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro, o apóstolo e pescador do lago de Genezareth, é também o responsável pelas chaves do céu e pela chuvas. Segundo a crença católica, após a sua morte foi nomeado Guardião das portas celestes; sendo assim para entrar no céu é preciso que São Pedro abra as portas.




Fontes:
  •  Pesquisas  Google:
  •  Wikipédia - a Enciclopédia livre:  São Pedro
  • htt://www.festajunina.com.br/Tradicoes-e-Historias/Livro/Santo-Antonio,-Sao-Joao-e-Sao-Pedro:-Sao-Pedro,-fundador-da-Igreja-Catolica#sthash.uinR5fjI.dpuf
    • Jornal Tribuna do norte - Natal/RN    

     Fotos:

     1 - Imagens Google 
     2 - Edição de Fotos:Programa Pic-Nic -Yahoo/BR Pic-Nic -Yahoo/BR



                 

      Um comentário:

      1. Espero faltar muito tempo para São Pedro abrir as portas do céu pra mim, ainda quero pular muita fogueira de São João...

        ResponderExcluir