FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quinta-feira, 18 de julho de 2013

GUAMARÉ - A DESLUMBRANTE BELEZA NATURAL DESSE PEQUENO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO NORTE






Uma natureza exuberante. Praias paradísícas. Manguezais preservados ao longo de dois  rios tranquilos, com fauna e flora proporcionando cenários encantadores. Dunas e lagoas com trilhas ecológicas naturais para serem apreciadas. Assim é Guamaré! Uma cidade com um grande potencial turístico que, malgrado a falta de estrutura, vale a pena conhecer. A presença dos Parques Eólicos, modificou o cenário natural, mas não sua beleza. A Petrobrás está presente com a Refinaria Clara Camarão, e é responsável pela renda per capita desse município, a maior do estado. O que entristece é comprovar de perto que uma cidade tão rica e tão bonita, seja tão abandonada pelos seus gestores. Dinheiro não falta aos cofres públicos para se investir nessa cidade e transformá-la num dos maiores polos turísticos desse país. Falta vontade política. O resto Guamaré tem!



A ORIGEM DO NOME




Para Câmara Cascudo o topônimo Guamaré é conhecido desde princípios do século XVII. 
O nome Guamaré - da junção dos dois vocábulos "àgua maré" se justifica em razão de sua localização às margens dos rios Miassaba e Aratuá.


GUAMARÉ O MUNICÍPIO








Guamaré é um pequeno município do estado do Rio Grande do Norte localizado na  Central Potiguar e pertencente ao chamado ao Pólo Costa Branca. Com uma área de 278,6 km², tem sua Sede banhada pelos rios Aratuá, Miassaba e Camurupim. Possui praias banhadas pelo oceano Atlântico e as ilhas: Presídio (Oceânica e fluvial), Casqueira (fluvial) e Ema (fluvial), e as lagoas:Doce, Salgada, Cajarana, Miassaba, Seca e Baixo.
Distante  170 km de Natal, Guamaré limita-se ao norte com o Oceano Atlântico. ao sul com o  município de Pedro Avelino, a leste com o município de Galinhos e a oeste com o município de Macau.



HISTÓRIA  POLÍTICA DO MUNICÍPIO




A História do Município remonta ao século XV, mais precisamente em 1605, quando o capitão Pero Coelho, aportou com a sua família e soldados, sobreviventes da tentativa frustrada de colonizar o Ceará. Salvaram-se  da fome comendo aratus e bebendo água do rio. Já no ano de 1612, encontrava-se registro da localidade de Guamaré no mapa de João Teixeira. 
Guamaré já pertenceu a município de Assú, passando por Angicos em 1833, de quem foi Distrito da Paz em 1834, com a população de 201 habitantes. Em 1847 pertencia ao território de Macau, onde permaneceu mesmo quando houve a restauração de Angicos em 1850. 




Solenidade no dia da Emancipação Política



Em 6 de setembro de 1837, os moradores de Guamaré enviaram à Assembléia legislativa uma petição pleiteando a criação da Vila Imperial de Guamaré e respectiva freguesia. A comissão deu parecer contrário por ser um lugar pouco povoado.
A tão sonhada emancipação só veio muito tempo depois, em 7 de maio de 1962, através da Lei n° 2.744, quando foi desmembrado de Macau, tornando-se um novo município do Rio Grande do Norte.




A IGREJA DE NOSSA SENHORA
 DA CONCEIÇÃO





Em 1783, o português Francisco dos Santos, morador de Caiçaras, construiu a Capela de Nossa Senhora da Conceição em gratidão por ter conseguido salvar-se com a sua tripulação, de uma tempestade, aportando em Guamaré







No ano de 1783, durante a construção da capela de Nossa Senhora da Conceição, uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição,  feita de marfim,  surgiu inesperadamente sobre o altar construído, e ficou conhecida como a "Primeira Santa de Guamaré". Anos mais tade, a capela passou por uma reforma e a imagem foi levada para um a residência localizada nas proximidades. Reza a lenda que, antes da reforma ser concluída a imagem da Primeira Santa de Guamaré, retornou sozinha ao seu santuário - ninguém da cidade tomou pra si o transporte da santa para a capela.



A ECONOMIA DO MUNICÍPIO





A economia do Município de Guamaré  que atualmente possui o maior pib per capita do estado, esteve, durante muito tempo, baseada na pesca e na extração do sal. Porém com a descoberta do petróleo em seu litoral em 1975, quando perfurou o primeiro poço na Plataforma de Ubarana  iniciou-se uma nova fase econômica em Guamaré.
Possui uma agricultura basicamente de subsistência e uma pequena atividade pecuária em expressividade, porém destacando-se a criação de ovinos e caprinos.








A Pesca ainda é uma atividade movimentada em Guamaré. Com o apoio da Colônia de Pescadores, o pescado abastece não só o Município de Guamaré, como também é vendido para outros Municípios. Há abundância de mariscos, siris e caranguejos nos rios de Guamaré. A Carcinicultura também é uma atividade em pleno desenvolvimento, tendo em vista que as antigas salinas estão sendo vendidas ou arrendadas, para projetos de criação de camarões em cativeiro.
O comércio local conta com pequenos supermercados, mercearias e feira livre. Quanto aos Serviços, Guamaré dispõe de alguns restaurantes, lanchonetes bares, sorveterias,  pequenas pousadas e  hotéis, com alguns bares na orla marítima.




A REFINARIA CLARA CAMARÃO





A Refinaria Potiguar Clara Camarão (RPCC) é uma das cinco unidades de refino projetadas pela Petrobras visando transformar o Rio Grande do Norte no único estado do país com autossuficiência na produção, ou seja, visando dá ao  Brasil a capacidade excedente de derivados, principalmente óleo diesel de alta qualidade, para exportação. Todo petróleo processado pela refinaria é o produzido no Rio Grande do Norte.






Com capacidade para processar 30 mil barris de petróleo por dia , além da gasolina o Polo  Industrial de Guamaré  produz também  gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, diesel e querosene de aviação (QAV), atualmente produz também gasolina e diesel com qualidade internacional, além de nafta petroquímico.





A produção terrestre teve início em 7 de janeiro de 1983. A presença da Petrobrás em Guamaré foi fator considerável para seu desenvolvimento. Para o Pólo Industrial de Guamaré, converge todo o óleo e gás produzidos na Plataforma Continental do RN e grande parte da produção terrestre. Atualmente mantém uma unidade de processamento de gás natural e uma planta de produção de diesel, o Pólo de Guamaré abastece o RN e parte de outros estados com esses dois combustíveis e gás de cozinha. 




O PARQUE EÓLICO ALEGRIA






O parque eólico Alegria construído no município de Guamaré foi projetado  para gerar  um total de 151,9 MW. Previsto para ser o maior parque eólico do país, abrange uma área de 1.900 hectares na praia do Minhoto, a aproximadamente 170km de Natal. O parque é composto por duas unidades: Alegria I e Alegria II. O empreendimento é uma iniciativa da News Energyu Options Geração de Energia, uma empresa brasileira, controlada pelo grupo Multiner, sediado no Rio de Janeiro.
A localização do parque é altamente estratégica, já que a região apresenta excelente regime de ventos, com média anual de velocidade de 8.5 metros por segundo.










O aerogerador eólico tem peso total de 300 toneladas e sua torre de concreto e aço mede 108 metros de altura.Possui três pás de fibvra de vidro medindo 42 metros cada.


O MELHOR DE GUAMARÉ




Cercada de Dunas, Praias, Marés e Mangues, a natureza faz toda a diferença em Guamaré. Cercada pelos rios Aratuá e Miassaba. a orla dá cidade pode ser apreciada dos dois lados. Banhada também pelas águas do Oceano Atlântico a Praia do Minhoto e o Recanto do Amaro, proporciona bons momentos de lazer. As dunas entrecortadas de lagoas formam um cenário à parte. Mas nem só de natureza vive o povo de Guamaré: os eventos sociais e religiosos dão o clima de festa à cidade e sua rica culinária, baseada nos frutos do mar e dos manguezais, satisfaz ao paladar mais exigente.



A BELEZA DE SUAS ORLAS


1 - A ORLA MARGEANDO O RIO ARATUÁ



2 - A ORLA MARGEANDO O RIO MIASSABA






A PRAIA DO MINHOTO E O RECANTO DO AMARO






A praia do Minhoto em Guamaré é um lugar paradisáco formado por piscinas naturais e dunas brancas. O mar do Minhoto tem águas limpas e bem salinizadas.Algumas barreiras servem de pequenos miradouros. No interior da praia há  uma colônia de pescadores  um parque eólico e criadores de camarão em cativeiro.
O recanto do Amaro, ainda guarda ares da fundação de Guamaré, como a vila de pescadores. Fica localizado em uma enseada que agora é tomado por parques eólicos. O visual paradisíaco da enseada é apreciado apenas pelos pescadores que resistem em algumas poucas casas, chamadas de ranchos, de madeira, a maioria delas com coberturas de palha seca de coqueiro.
No Canto do Amaro,nas poucas barracas rústicas de pescadores existentes na praia,  é possível se encontrar um cardápio simples mas muito saboroso com pratos de camarão, ensopados e caldos de siri, cação, arraia e otros peixes servidos cozidos ou fritos. Tendo sorte de  chegar na época permitida para a pesca, pode-se saborear uma magnífica lagosta.



AS DUNAS DE MANGUE SECO



As dunas de Guamaré formam um cenário à parte. Quem as visita se encanta  com aa paisagens produzidas pela ação dos ventos. Algumas lagoas são encontradas contribuindo ainda mais para embelezar o local. Para quem gosta de espetáculos da Natureza não pode deixar de apreciar o belíssimo pôr do sol das dunas de Mangue Seco.


O PASSEIO DE BARCO PELO RIO ARATUÁ







A maior atração de Guamaré, além da beleza do litoral, é o passeio ecológico pelo manguezal. Isso é possível devido ao braço de rio que permite uma navegação serena, além de oferecer ao visitante uma praia igualmente bela que os nativos chamam-na de “outro lado”, onde só se chega de barco.
Nesse passeio ecológico de barco  pelo rio Aratuá é possível apreciar as belas praias, as torres eólicas, o porto da Petrobrás, entre outras coisas. Pode-se ir até Galinhos no município vizinho, a Ilha Presídio ou optar para ir até o Recanto do Amaro.



AS FESTAS POPULARES E RELIGIOSAS DA CIDADE





Dos eventos  da cidade destacam-se as festas sociais e religiosas tais como: a Festa da Emancipação Política ( 07 de maio), da Vaquejada ( mês de agosto), Festa dos Navegantes ( datas alteradas) a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição (08 de dezembro), do Verão Vivo ( no mês de janeiro), o Carnaval, a Paixão de Cristo (Semana Santa) e as Festas Juninas.



FONTES:

  • Aristides Siqueira Neto - História dos Municípios - 2ª Edição - 2011 - Natal / RN
  • Miguel Dantas cavalcanti Neto - Praias Potiguares - Editora Foco / 2001 - Natal / RN
  • Pesquisas Google - Sites:

  1. http://oguamareense,blogspot.com.br/p/historia-de-guamare.html
  2. http://www.ferias.tur.br/informacoes/7179/guamare-rn.html
  3. http://www.guamare.rn.gov.br/turismo.php



FOTOS:



  • Acervo do Vento Nordeste
  • Imagens dis´poníveis no Google
  • Edição de Fotos:
  1. Site Pic Monkey
  2. Programa Scrapee Net                     





segunda-feira, 8 de julho de 2013

BODE GAIATO CROU ASAS E GANHOU O MUNDO - ARMARIA MAINHA, ASAS NÃM !




Que o povo nordestino tem senso de humor disso ninguém duvida. Quem na família não tem uma tia, um primo, uma irmã que é engraçado por natureza? Essas pessoas sabem rir da própria sorte e tem sempre um comentário que arranca gargalhadas. Sinto muita falta desse convívio, do jeito nada sutil de falar, do vocabulário que não uso mais, dos nossos costumes que aos poucos estão desaparecendo. Deve ser por isso que cai de paixão pelo Bode Gaiato. Ele resgata tudo isso com o humor peculiar, típico do nosso povo. Isso sem falar que a figura dos personagens são indiscutivelmenrte hilárias. Junin é  com certeza, o bode mais querido dos últimos tempos e responsável pela gargalhadas de todos os que são presenteados com sua presença. Ele é mais um desses  parentes que nos faz rir de nós mesmos e da vida. Armaria mainha, nãm! 



BRUNO MELO 
O CRIADOR DO BODE GAIATO

BRENO E SUAS CIDADES:  RECIFE -
 TAQUARITINGA DO NORTE - CARUARU -E CAMPINA GRANDE (UFCG)



Breno nasceu no Recife. Ainda criança mudou-se para o município de Taquaritinga do Norte, interior de Pernambuco. Atualmente mora em Caruaru/ PE, zona agreste do estado, mas estuda engenharia elétrica na Universidade Federal Campina Grande / PB.
Muito tem se falado sobre a página criada pelo Breno, no início de 2013, que se utilizando de regionalismos para fazer rir, atingiu números impressionantes de aceitação na Web: 1.706.745 pessoas que curtiram a pagina e 1.001. 522  de pessoas falando sobre isso, nesse exato momento: às 16.48 horas, do dia 06/07/2013 





O pesquisador de cultura midiática, Fernando Fontanella, salienta o perfil agregador do bode."A página continua a prática popular de fazer autoreferência. Muitas imagens são sugeridas pelo público. As situações são compartilhadas por várias pessoas de fora do Nordeste. Eu, que não cresci aqui, me vejo em algumas situações analisa. Para Fontanella, o grande sucesso dele é o levantamento de situações típicas de coisas que causam reconhecimento.







O sociólogo Stuart Hall, autor do livro "Identidade Cultural na Pós-modernidade" afirma que o mundo globalizado. hoje, está sofrendo um processo de descaracterização, As pessoas estão ficando cada vez mais distantes de suas raízes velhos costumes, sem uma definição de valor, também, acerca de sua própria identidade.
O Bode Gaiato preenche um pouco o vazio deixado por essa descaracterização.Usando palavras, frases do cotidiano comum ao povo Nordestino, ele não apenas resgata, como valoriza essa cultura, criando uma forte identificação do povo que vivencia diariamente as situações representadas pelos personagens "Junin" "Mainha" Biu entre outros. Qual o nordestino que ao ver uma das suas figuras não pode associar imediaramente às suas raízes? Sua infância? Suas experiências?
Diferente de alguns críticos que argumentam tratar de preconceito, o Bode Gaiato retrata a maneira simples de um povo que possui uma cultura ainda muito bem  definida, traduzida na fala, nos gestos, costumes e crenças, na forma como ela é." (Will Filho - Opinião Crírtica - Bode Gaiato: o Fenômeno do Facebook: Preconceito ou Valorização?)



TIRAS MAIS POPULARES DO BODE GAIATO


 1º lUGAR 
MAIS DE 1000.000 COMPARTILHAMENTOS



2º LUGAR 
MAIS DE 90.000 COMPARTILHAMENTOS



3º LUGAR 
MAIS DE 50.000 COMPARTILHAMENTOS


Segundo o  Diário de Pernambuco até o mês de maio foram essas as três tiras mais populares do Bode Gaiato na página do Facebook. (Diáriode Pernambuco - Texto de Fernanda Guerra - Publicado em 05/05/2013). 



BODE GAIATO POR  SEU CRIADOR


                                BRENO CRIADOR DO BODE GAIATO E SUAS FOTOS
                                              DE CAPA E  PERFIL DO FACEBOOK




"A criação da página não foi premeditada. Estava de férias em casa, sem fazer nada, no tédio. Aí quis criar algo com um personagem nordestino, para ser diferente na temática e nas piadas de outros memes [expressões, piadas, frases e termos difundidos na internet]. Pensei logo num bode, até porque tudo fica mais engraçado quando é retratado por um animal, e adicionei um adjetivo bem regional, o gaiato, que é uma pessoa engraçada, brincalhona”.







"As montagens das tiras são bem simples. A imagem de fundo, da galáxia, muitas páginas de humor usam, é para parecer uma coisa meio ‘noiada’ mesmo, e os bodes eu procurei na internet, peguei aqueles com fisionomia engraçada", explicou. O nome do personagem principal, Junin, modo como muitos nodestinos falam Juninho, escolhi aleatoriamente."






"As ideias para as tirinhas partem de experiências vividas e observadas  por mim: A questão do leite no fogo, que a mãe sai e deixa a gente olhando, brigas com o irmão, isso tudo eu vivi. Mas as pessoas têm mandado bastantes sugestões, cerca de 25% são aproveitadas". Tomo cuidado no equilíbrio do humor. Eu fazia de tudo, sem restrições, mas agora eu ganhei um público diferente, que são os pais dos jovens que curtem a página, então estou fazendo mais piadas saudáveis."








"Tento abranger o maior público possível, não apenas os nordestinos, que se identificam na linguagem e situações das tiras. "Uma expressão que uso muito, o 'armaria, nãm' ('Ave Maria, não'), é do Ceará e Piauí. Com piadas simples, poucas expressões, atinjo mais gente"






"Não acredito que a página tenha um tom preconceituoso contra nordestinos ou incentive essa prática criminosa. "Algumas imagens já foram denunciadas, mas eu só recebo elogios, de todos os nordestinos que amam a página. Ela é muito bem aceita. Inclusive, recebo mensagens de pessoas fora do país, que dizem que matam a saudade do Nordeste com ela”.







"Acredito que o sucesso da página, está no fato de ele ter conhecimento de causa para fazer as piadas e as pessoas se identificarem com ela. "Eu não saberia fazer muitas piadas com gírias de outros estados, porque sou daqui", nasci no Recife, mas moro há oito anos em Caruaru, no Agreste do estado.'






"Nunca pensei que ia fazer esse sucesso todo. Minha rotina mudou muito. Passo praticamente a tarde falando com empresas que querem anunciar na página, tenho dado entrevistas, além do programa de humor em uma rádio em Taquaritinga do Norte (PE). Tento conciliar tudo isso"




HUMOR BEM À NORDESTINA



DONA ZEFINHA
 O RETRATO DA MÃE ZELOSA E MUITO BRABA










JUNIN SOFRE VIU? MAS RESPONDE!









E FOI ASSIM QUE JUNIN FOI DURMI DE COURO QUENTE










O MODO DE FALAR DO COTIDIANO NORDESTINO






                



        COSTUMES E CRENÇAS DO NOSSO NORDESTE                                     









E O BODE GAIATO GANHOU AS RUAS






A popularidade do Bode gaiato se fez presente nas manifestações de ruas que tomou conta do país nos últimos dias. No Brasil e em outros países foram vistos cartazes de protestos com a expressão que se tornou famosa: Armaria mainha, nãm!






BODE GAIATO CIDADÃO


Mas o Bode Gaiato, antenado com a situação do país também marcou presença na web com tiras hilárias, onde seus personagens expressavam sua cidadania. 








O humor praticado por Breno rendeu-lhe publicidade na página, com fabricação de camisetas, e até um programa em uma rádio do interior. A linha, diz, é defender e espalhar elementos da cultura nordestina, do modo de falar ao cotidiano.
Breno chama a atenção para problemas que vem tendo, com  reproduções falsas (fakes, como são chamadas). “Tem uma que já postou imagens com frases pornográficas e palavrão. Isso pode gerar preconceito. Não é a linha do Bode Gaiato”, explica que já contou 32 imitações.


FONTES:

  • Pesquisas Google- Sites:
  • https://www.facebook.com/ObodeGaiato?fref=ts
  • http://www.opiniaocritica.com.br/2012/06/bode-gaiato-o-fenomeno-do-facebook.html
  • http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=14052
  • http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/05/bode-gaiato-criado-por-recifense-vira-mania-e-atinge-multidão-de-fas-na-web.html
  • http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/2013/05/13/bode-gaiato-vira-febre-na-web/#stash.Fl4eykqJ.dpuf
  • Diário de Pernambuco -Texto de Fernanda Guerra - Publicado em 05/05/2013

Fotos:
  • Acervo do Bode Gaiato na Página do Facebook
  • Outras imagens disponíveis no Google
  • Edição de fotos: Site Pic Monkey