FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

BOLO DA MOÇA - DELÍCIA QUE VEM DE NATAL





Há quem não goste por causa da sua aparência de bolo solado. Quem nunca experimentou, por simples preconceito, não sabe o que está perdendo! Bolo da Moça, como é conhecido em Natal é delicioso. De consistência quase cremosa, simples de fazer, esse bolo faz parte do cotidiano do natalense, seja para ser consumido no café da manhã ou no lanche da tarde. Eu não dispenso uma fatia quando estou em Natal, principalmente quando é feito por Ceiça, uma amiga muito querida, que faz esse bolo como ninguém. É dela a receita aqui postada.






O Bolo da Moça é uma versão adaptada do Bolo de Leite que chegou até nós pelos portugueses que vieram povoar a região. O Bolo de Leite original leva leite de coco entre os ingredientes. Com o surgimento do Leite Condensado, algumas pessoas acrescentaram à receita, o leite condensado. A alteração foi aceita com sucesso e o bolo passou a ser conhecido como Bolo da Moça em alusão "à moça da latinha"  do Leite Condensado da Nestlé.
Segundo um comentário colocado nessa postagem há uma outra versão para a origem do bolo da moça: esse bolo é sim a nossa versão do bolo de leite português, porém a adição de leite condensado e ovos é uma versão moderna para aumentar a cremosidade e o nome "da moça" não lhe foi atribuído em referência a moça da lata, mas sim por não levar ovos. 


RECEITA DO BOLO


FOTO DE RUBÉLIA MAIA GUEDES ROSA




INGREDIENTES


2 xícaras de farinha de trigo sem fermento
  • 4 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 medida da lata de leite de vaca (usar a a lata de leite condensado como medidor)
  • 1 medida de leite de coco fresco ( ou 1 vidrinho pequeno)
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • 2 xícaras de açúcar.



MODO DE PREPARAR


  • Coloque todos ao ingredientes no liquidificador ( primeiro os ingredientes líquidos, depois os secos)
  • Bata por aproximadamente 2 minutos( a massa deve ficar na consistência de um creme)
  • Unte uma forma com furo no meio - passe manteiga para untar e depois polvilhe com farinha de trigo.
  • Despeje a massa na forma e leve ao forno brando por mais ou menos 1 hora. (Esse tempo pode variar dependendo da temperatura do forno)
  • Quando a parte de cima do bolo estiver dourada, enfie um palito para ver se a massa está cozida. Se ao retirá-lo o palito sair sequinho, o bolo já está no ponto.



FOTO DE RUBÉLIA MAIA GUEDES ROSA





                                                    
    DICAS IMPORTANTES

    • Esse bolo requer paciência, não deve ser colocado em forno quente, pois a massa é líquida e ele pode deformar ou estourar.
    • Desenforme com cuidado, depois que esfriar totalmente para evitar que se quebre.






    O Bolo da Moça tem uma textura semelhante ao pudim, porém mais duro. É excelente acompanhamento para Café. Experimente! E bom apetite!




    FONTE:

    • Maria Marluce Gomes - História da Gastronomia do Rio Grande do Norte- Natal/RN - 2004
    • Receita de Ceiça Nunes - Natal/RN
    • Pesquisas Google - Receitas da Internet

    FOTOS:
    • Imagens Google
    • Acervo de Rubélia Maia Guedes Rosa
    • Acervo do Vento Nordeste






    52 comentários:

    1. Maravilha das maravilhas, ainda bem que os ingredientes tem em todo lugar portanto em qualquer parte do Brasil, comemos é só fazer , e eu faço sempre. Valeu Arilza!!!

      ResponderExcluir
    2. Fiz hoje de tanto ver essa delicia por aqui!

      ResponderExcluir


    3. Sônia Seiblitz
      Hummmmmm! Quero um pedaço...
      Comentário na página do Vento Nordeste no facebook

      ResponderExcluir
    4. Ri muito com o comentário que vc colocou sobre pessoas que não gostam pelo preconceito do bolo ser solado. Aqui em casa Dioberto é uma delas e a Marcele também: eu e a Dani comemos sozinhas ! kkkkkkk

      Marilda Nascimento na página do Vento Nordeste no Facebook

      ResponderExcluir
    5. Muito gostosooooooooooooooooooooooo

      ResponderExcluir
    6. Sou de Natal e sempre gostei muito de bolo da moça, hoje resolvi fazer mais não tinha a receita entrei no google e pesquisei, fiz está no forno agora é esperar a hora para saborear, huuuummmm que delícia.

      ResponderExcluir
    7. Manda me dizer se ficou bom Diego. E muito obrigada por visitar e comenbtar Vento Nordester. Um abraço

      ResponderExcluir
    8. Moro em São Paulo,mas passo as ferias todo ano em Natal na casa de minha mãe,foi la que conheci esse bolo.Agora que achei a receita vou tenta fazer adoro bolo da moça...

      ResponderExcluir
    9. amo de paixão toda comida nordestina , estou maravilhada pois encontrei as minhas preferidas, bolo da moça,paçoca meu muito querido bolo preto o legitimo , que eu comia quando era criança obrigada querida por este site, como faço para fazer parte dele??????

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Lucia,
        fico muito feliz de saber que as pessoas encontram no Vento Nordeste, motivos paras matar a saudade do nosso Nordeste. Muito obrigada pela visita ao blog e pelo comentário tão carinhoso. Para seguir Vento Nordeste vc vai até a págima inicial e num canto à esquerda vc encontra no local onde estão as fotos dos seguidores: participar desse Site. É so clicar e seguir o que se pede. Se tiver dificuldade pede a alguem que entenda pra lhe orientar. Mas eu acho que não dece ser complicado não, Bjos. Quero ver sua foto entre os seguidores. E mais uma vez obrigada!
        Arilza Pereira/ Vento Nordeste

        Excluir
    10. Moro em Natal, me chamo Lenilda, minha filha mora no Chile com minha neta.. estou aqui com elas e resolvi fazer bolo da moça, procurando no Google encontrei Vento Nordeste. adorei o site e a receita também.. Parabéns!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito obrigada Lenilda pela visita ao Vento Nordeste e pelo comentário tão gentil. Espero que vocês aprovem a Receita. Um grande abraço. Arilza Soares/ Vento Nordeste

        Excluir
    11. O bolo da moça, é sim a nossa versão do bolo de leite de Portugal, porém, a adição de LEITE CONDENSADO e OVOS é uma versão moderna para aumentar a sua cremosidade e, o nome "DA MOÇA" não lhe foi atribuído em referência a moça da lata, mas sim, por não levar OVOS.

      ResponderExcluir
    12. esa receita não leva farinha de trigo?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. oi Anônimo... O PRIMEIRO INGREDIENTE É A FARINHA DE TRIGO SEM FERMENTO - é porque está fora da margem.

        Excluir
    13. Sou de Macau, hoje morando em Salvador adoro esse bolo sempre que vou lá compro na rodoviaria de Natal! Gostaria de saber se posso fazer esse bolo com farinha com fermento?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Creio que como o bolo é quase cremoso melhor é usae a faerinha sem fermento,

        Excluir
    14. queria fazer sem ovos sera q da certo

      ResponderExcluir
    15. Sou de Curitiba, estive de ferias em Natal, e fui até uma panificadora e vi essa delicia, nao sabia o que era, resolvi experimentar, claro que, um pedaco nao foi o suficiente, guloso do jeito que sou por doces, resolvi comer mais dois pedaços. Chegando em casa, fui direto no Google buscar a receita, e hoje qdo recebo amigos em casa, essa delicia nao pode faltar. Muito bom ..Joel

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que vc gosta Joel! Eu adoro! Obrigada pela visita ao Vento Nordeste e pelo comentário incentivador, Um forte abraço! Arilza?Vento Nordeste

        Excluir
    16. Sou de Natal mas estou fora já faz um bom tempo e o bolo da moça me faz lembrar do lanchinho da tarde na casa de mamãe aí que saudade.
      Adorei a receita

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que vc gostou da postagem Andressa. Sei muito bem o que são essas lembranças porque também moro fora de Natal. Escrevo matar as saudades.Obrigada pela visita ao Vento Nordeste. Volte sempre! Grande abraço. ArilzaSoares/Vento Nordeste

        Excluir
    17. Vou fazer esse. Bolo de moca,espero que fique bom

      ResponderExcluir
    18. Olá, moro em Santos e sou estupidamente apaixonado por Natal, morei alguns anos, aqui em Santos/SP ninguém conhece esse bolo minha gente... Como assim? Estudante de gastronomia e apaixonado como sou, fiz numa aula de café da manhã, acrescentei coco ralado fresco no final do preparo só pra dar uma textura mais pedaçudinha, ficou sensacional, por cima joguei mais coco ralado que dourei no forno com um leve toque de sal, ficou maravilhoso. Obg por deixar a receita disponibilizada.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Amei o coco ralado por cima. Criatividade é tudo! Obrigada pela visita ao Vento Nordeste e pelo comentário tão pertinente! Bjos Arilza Soares?Vento Nordeste

        Excluir
      2. Amei o coco ralado por cima. Criatividade é tudo! Obrigada pela visita ao Vento Nordeste e pelo comentário tão pertinente! Bjos Arilza Soares?Vento Nordeste

        Excluir
    19. somos potiguar e ficamos maravilhadas com o seu blog. Adorei e minha mãe matou um pouco as saudades pois moramos no Rio desde 73. Obrigado. Sai de Natal com 7 anos e conheci o bolo quando voltei a passeio, é uma delicia.

      ResponderExcluir
    20. Eu fiz, ficou uma delícia!! No meio fico mais cremoso que nas extremidades, parecendo um pudim!! Todos aprovaram!! Huumm

      ResponderExcluir
    21. amor esse bolo sempre mato a saudades do meu nordeste com esse bolo !!sou potiguar mais moro em Manaus!!me chamo Bruna

      ResponderExcluir
    22. Estou conhecendo o Vento Nordeste hoje e adorei. Aqui em Fortaleza costuma-se chamar esse tipo de bolo de Bolo Mole.

      ResponderExcluir
    23. Amo alguns bolos do Nordeste, porém este não conhecia, e lendo outros blogs tinham a seguinte informação que o bolo Luis Felipe também é conhecido como bolo moça, e foi aí fiquei hiper curiosa, e fui em busca de maiores informações a respeito da diferença destes três bolos: Bolo Souza Leão, Bolo Luiz Felipe, e Bolo Moça, e não consegui encontrar nada, aí me lembrei deste blog e pensei comigo vou perguntar: Você pode me dizer qual a diferença entre estos bolos Bolo Souza Leão, Bolo Luiz Felipe, e Bolo Moça?

      De antemão muito obrigada
      Que Deus te abençoe hoje e sempre

      ResponderExcluir
    24. Olá,hoje descobri o site vento nordeste.Amei.Vou fazer o bolo moça.Fazia tempo que procurava esse bolo sem saber o nome,ms pela consistência .Já havia comido,e adorei. Agora espero fazer e ,,,,comer sem culpa.
      Obrigada.
      wilma frossard

      ResponderExcluir
    25. Que felicidade encontrar uma receita legitima do meu bolo da moça de Natal ,minha cidade que amo !!!

      ResponderExcluir
    26. Comi uma vez e natal-rn amei .nao sabia o nome nem a recita. Agora posso fazer .obrigada

      ResponderExcluir
    27. Realmente é muito gostoso este com Leite moça, mais guando experimentar esta receita original vocês vão adorar também.3 xícaras de farinha de trigo sem fermento,3 xícaras de açúcar ( ou 2 para não ficar muito doce) 4 ovos, 1 litro de leite, 4 colheres de sopa de margarina ou manteiga. Preparo Misturar os ovos, a margarina,depois o leite e a farinha de trigo aos poucos misturar no tudo no liquidificador. A forma é untada lavar ao forno por 45 a 50 minutos. Aproveitem bom apetite

      ResponderExcluir
    28. Hummm sou paulistana, mas amo comidas nordestinas, vou tentar fazer, obrigada por partiilhar!

      ResponderExcluir
    29. Esse é o meu tipo de bolo. Bolo solado como você fala. Bjusss

      ResponderExcluir
    30. Esse é o meu tipo de bolo. Bolo solado como você fala. Bjusss

      ResponderExcluir
    31. Sou de Natal,o bolo da moça é realmente irresistível...delicioso!
      Tem sabor de infância!!!

      ResponderExcluir
    32. Piedade Beatriz Ferreira de Almeida Silva19 de fevereiro de 2019 às 07:30

      Maravilha! Amo o meu RN e suas delícias. Obrigada pela receita!

      ResponderExcluir
    33. Que delícia! Show! Vou fazer um agora!

      ResponderExcluir
    34. Como chama o bolo da moça no Rio de Janeiro gente? Moro no Rio e não consigo achar o bolo pq ninguém conhece o bolo da moça, talvez até tenha aqui, com outro nome.

      ResponderExcluir
    35. Sou potiguar, amo esse bolo quanto mais ele cremosinho mais gostoso hummm uma delícia,

      ResponderExcluir
    36. Muita gente conhece esse bolo como
      Bolo de leite ,
      Ele é muito gostoso com um cafezinho hummmmmm delícia de bolo amooooooo

      ResponderExcluir
    37. Blog showwww. Vou acessarcom calma porque vale muito a pena acompanhar. Parabéns!!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Um bolo excelente recomendo maravilhoso delicioso e fácil de fazer comece hoje

        Excluir
    38. Sou carioca, vi no pinterest está receita , não conhecia, conheço e faço muitas receitas nordestinas porque fui casada com um. Hoje quase não faço nada, porque meu esposo partiu desta vida. Mas esse bolo vou fazer e direi. É nordestino com muito orgulho.

      ResponderExcluir
    39. Aqui em casa é a terceira vez que faço está receita, a primeira vez quando conheci o blog fiz na cidade de Anápolis - Estado De Goiás, a segunda vez que fiz foi na casa de uma amiga minha em Goiânia e Goiás e hoje resolvi arriscar fazer três bolos fiz 1 bolo usando produtos light, fiz 1 bolo usando produtos Diet (Segui a receita ao pé da letra apenas substituindo os ingredientes do bolo por produtos light ou Diiet) e no terceiro bolo que fiz apenas não coloquei o açúcar e todos ficaram perfeitos,
      O bolo que fiz com produtos Diet dei para uma amiga minha nordestina que tem diabetes, ela amou , o Bolo com produtos light levei para um amigo meu que é nutrólogo e sua esposa que é nutricionista e eles amaram e o terceiro bolo foi aqui para casa e por pura e simples curiosidade queria saber como fica um bolo sem o açúcar, escolhi este já que tem leite condensado, pensei para mim, o leite condensado já tem açúcar portanto vai ficar menos doce e eu estarei fazendo uma redução de açúcar nada mais,, os três ficaram maravilhos

      ResponderExcluir