FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A ARTE DE ENTALHAR A MADEIRA E OS MARAVILHOSOS ARTESÃOS NORTE -RIOGRANDENSES




A arte de entalhar madeira é uma manifestação cultural que herdamos dos nossos índios que  trabalhavam a madeira para utilizá-la na construção de armas, utensílios, embarcações, instrumentos musicais, máscaras e bonecos. Os artesãos atuais juntaram à técnica indígena as demais trazidas pelo negro e europeu, ambos formadores do povo brasileiro.    
O Rio Grande do Norte tem uma grande variedade de objetos com função utilitária, feitos de madeira, com técnica rudimentar e tradicional: colheres, conchas, bancos, cabides,  pilões, produzidos na sua maioria por artesões anônimos.

ARTE UTILITÁRIA





Outros artesãos no entanto, utilizam a madeira para produzir objetos diversificados com motivos da natureza, do universo humano e da religião. Exemplos disso são as talhas com paisagens, esculturas de animais, de carros de boi, vaquejadas, além das imagens de Anjos e Santos.
No nosso estado a beleza, a riqueza de detalhes e o acabamento primoroso das peças produzidas pelos nossos artesãos tem chamado atenção de todos que se interessam por essa arte, que teve como expoente máximo o Mestre Chico Santeiro. Julio Cassiano foi outro santeiro que deixou seu nome na história na Região do Seridó. Atualmente  Luzia Dantas, Neném do Chicó, Ivan do Maxixe e Mestre Ambrósio Córdula, todos no interior do estado, encantam com seus trabalhos maravilhosos.  Em Natal, Zé Santeiro dá continuidade  à obra de seu sogro Chico Santeiro, e mais dois nomes se destacam nessa arte de entalhar madeira: João Gregório da Rocha e Ramiro Barbosa. Já a produção de "Talhas" o destaque vai para  um entalhador conhecido como "Manxa. Um dos seus trabalhos pode ser visto no do Palácio da Cultura em Natal RN.      

OE GRANDES MESTRES

                       
Mestre Chico Santeiro- Santo Antônio do Salto da Onça-RN


CHICO SANTEIRO


O Mestre Chico Santeiro transformava a madeira em perfeitos tipos nordestinos. Usou também sua arte para esculpir imagens de Santos e Crucifixos. Joaquim Manoel de Oliveira, curiosamente apelidado de Chico Santeiro, herdou do pai o gosto pela escultura em madeira. Natural de Santo Antônio do Salto da Onça- RN, tem peças espalhadas em várias partes do mundo.
Segundo Érico Veríssimo, Chico Santeiro  é considerado um dos três artistas populares mais importantes do Nordeste,( Mestre Vitalino, ceramista de Pernambuco e Francisco Silva, pintor primitivo do Ceará, são os outros dois).
Grande parte de sua obra ( mais de sessenta peças) faz parte do acervo do  MAUC - Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará
Chico Santeiro faleceu em fevereiro de 1966, e sua arte ainda resiste através das mãos do seu genro Zé Santeiro.

                           
                                   LUZIA DANTAS


                               Luzia Dantas - Currais Novos -RN


A seridoense Luzia Dantas é a santeira mais importante do Rio Grande do Norte. Desde criança, dedica-se a produzir obras que retratam tipos populares e a vida dos nordestinos: casas de farinha, vaquejadas, carros de boi, retirantes. Mas é como santeira que se tornou famosa. Suas peças de Arte Sacra como  Santana, Santa Luzia, São Francisco, são consideradas obras primas.
Entre as  madeiras, prefere a imburana e usa como instrumentos de trabalho: canivete, sovela, escopo. serrote, lixa, facão e faca. Suas esculturas em estilo barroco impressiona pela riqueza de detalhes sempre minuciosos e delicados. São sempre bem acabadas, lixadas, sem pintura, perfeitasEm cada peça por ela produzida, observa-se a habilidade da artista nessa arte de fazer esculturas em madeira. 

NENÉM DE CHICÓ

                                      Neném de Chicó - Jardim do Seridó-RN


O mestre artesão Francisco de Azevedo conhecido como Neném de Chicó nasceu na cidade de Jardim do Seridó em 1950. Seu primeiro contato com  o artesanato se deu através da amizade com Julio Cassiano, que na época fabricava santos e bandinhas de música. Dada a  necessidade de ter uma renda para  seu sustento , montou um ateliê em um quarto na sua  própria casa e começou a fazer esculturas de madeira, com base  no que aprendeu com o amigo Julio Cassiano. Com o tempo criou  seu próprio estilo de fazer esculturas.
Atualmente seu Neném em mais de 300 esculturas, entre bandinhas de música, músicos instrumentistas, negros do rosário, santos, ex-votos, animais entre outras. Seus trabalhos tem muita aceitação no estado e em outras localidades fora do país como Peru e França.



            MESTRE AMBRÓSIO CÓRDULA

                                 Ambrósio Córdula- Acari -RN                     


Mestre Ambrósio Córdula, nasceu nos arredores da cidade de Acari-RN, no ano de 1958. Desde cedo aprendeu a trabalhar com metal, couro e madeira. Como costuma dizer, gostava de ver a artesã Luzia Dantas trabalhando e ficava fascinado. Quando decidiu procurar seu próprio caminho,  resolveu trabalhar fazendo santos com a madeira  Imburana e fabricando móveis usando Mogno. Mas prometeu a si mesmo que se conseguisse viver como artesão, não trabalharia mais com móveis de mogno. Depois de sofrer um acidente de bicicleta onde quebrou a mão, passou a viver só como Santeiro. Hoje no seu ateliê trabalham mais três pessoas como ajudantes.
O mestre potiguar segue a tradição dos santeiros seridoenses para a criação de imagens sacras em estilo barroco, trabalhadas exclusivamente na madeira. O acabamento de suas esculturas é requintado, usando a técnica de policromia, olhos de vidro e aplicação de folhas de ouro. O resultado de suas produções é maravilhoso, e que inclui o Mestre Ambrósio como um dos melhores artesões desse país.


       Arte Figurativa dos Nossos Artesãos



"Vaquejada de Ramiro Barbosa 

                                       "A Banda e Música" de Júlio Cassiano
                                      
                                           "Os Músicos" de Chico santeiro

                                                    Talha do Artesão  Manxa


                                                   "Boi" de Ivan do Maxixe"

                                             
  "Os Músicos" de  Neném do Chicó

          Rendeira de Zé Santeiro

                                                                                                                                
                                               
                                         O Casamento" de Luzia Dantas                




                               "A Banda de Música" de Neném de Chicó

                                                                                                                                    
                                                    
                                                 ARTE SACRA
                  E OS SANTEIROS DO RN
       
Se a madeira é viva ela se eterniza depois se esculpida por um artesão entalhador. Os mestres santeiros com certeza  vão muito além da vida, quando dão vida a pequenos pedaços de  madeira, transformando-os  em imagens sagradas que tocam o espirito dos fiéis e encantam os corações mais incrédulos.

                               CHICO SANTEIRO



LUZIA DANTAS






                                   IVAN DO MAXIXE



                         NENÉM DE CHICÓ



JOÃO GREGÓRIO


 ZÉ SANTEIRO


                                                                           
  MESTRE AMBRÓSIO CÓRDULA









                   PARA QUEM INTERESSAR POSSA

As peças artesanais aqui colocadas, dos artesãos ainda em atividade, podem ser adquiridas nos endereços abaixo relacionados:

 ZÉ SANTEIRO
Travessa Libanês, 35-A
Bairro nossa Senhora da Apresentação
CEP-59114-221
Telefone: (84) 3672 4690


LUZIA DANTAS
Rua D. Germana, 72 - CentroLUZIA DANTAS
CEP 59380.000 - Currais Novos-RN
Telefone: (84) 3412 1126


NENÉM DE CHICÓ
E-mail: nenem_de_chico@hotmail.com
Telefone: (84) 9610 6117
Oficina: rua José da Costa Cinre, 13
Centro- Jardim do Seridó-RN


MESTRE AMBRÓSIO DE CÓRDULA
E-mail:  contato@ambrosiocordula. com .br
Telefones: (84) 9980 8159 - (84) 3433 2196 -  (84) 9408 1002
Rua Silvino Adonias Bezerra, 33 - Bairro Ari de Pinho
CEP 59370-000 - Acari / RN




FONTES:

  • Site Nordeste.com-Enciclopédia do Nordeste
  • "Em nome do Autor -Artistas e Artesões do Brasil" -Beth Lima e Valfrido Lima. Editora Proposta Editorial
  • Site do Museu de Arte da universidade Federal do Ceará-MAUC
  • Portal de Divulgação do Artesão Mestre Ambrósio
FOTOS
  • Imagens Google
  • Acervo do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - MAUC, disponível na Internet.
  • Acervo do Site de divulgação do Mestre Ambrósio Córdula.
  • Acervo pessoal : Fotos "in loco" na Galeria de Artes do Centro de Turismo-Natal-RN
  • Site da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante -RN



11 comentários:

  1. Que lindas produções! Aqui no RJ temos a Casa do Pontal no Recreio com belíssimas obras de artistas nordestinos como Mestre Vitalino (barro), Antonio de Oliveira (madeira), Noemisa (barro) e tantos outros. Quando vou lá parece que estou viajando... Tudo muito bem cuidado. Vale a pena visitar...

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Escrevo para uma revista aqui de Sào Paulo chamada Brasil Travel news, tenho uma coluna chamada Artes Brasil e gostaria de fazer uma matéria com vocês. Preciso de fotos bem bonitas e algumas informações sobre o trabalho, valor das peças!Aguardo retorno o mais rápido possível Abs

    ResponderExcluir
  3. meu email é editoria@brasiltravelnews.com.br

    ResponderExcluir
  4. Cara Danielle,
    infelizmente não posso te ajudar como gostaria.O que escrevo no Vento Nordeste é fruto de pesquisas e um pouco do que conheço da minha terra.Não tenho contato com os artesãos, As informações detalhadas que você precisa, você pode obter com os endereços que me foram fornecidos, que constam na postagem.Ah!muito obrigada por visitar o Vento Nordeste!
    Atenciosamente Arilza Soares

    ResponderExcluir
  5. Olá , gostaria de fazer imagens de santa rita de cássia... só que deveve ser igual a estatua do alto de santa rita de cássia que quizer forma uma passeria entra em contato com JOSÉ CORDEIRO FERREIRA Tel. 84 3302 6164 e 8774 6510 Email dunitesferreira@hotmail.com face.: josé cordeiro ferreira cordeiro no facebook

    ResponderExcluir
  6. inportante que seja no Rio Grando norte RN

    ResponderExcluir
  7. Ola á todos Tenho um site na internet www.oraçao.com e pretendo, oferecer, peças religiosas esculpidas. Gostaria de saber se os senhores se interessam
    em ter um representante! Onde possa oferecer seus produtos pela internet. Vou colocar também, livros e musicas e outros ! Fico no aguardo de uma resposta
    falar com Jose 11 5052 3122

    ResponderExcluir