FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

domingo, 11 de setembro de 2011

SABOR SAUDADE: MAÇARANDUBAS






É de dar água na boca! Basta olhar pra essa foto que ativo todas as minhas papilas gustativas; me dá uma vontade enorme de voltar a Natal, e  me embrenhar pelas matas para colher maçarandubas. Das frutinhas do morro, maçarandubas eram especiais, e no período  de safra tinha em abundância. As maçarandubas eram também vendidas nas portas - o vendedor passava  com dois balaios cheinhas delas (os balaios eram presos por  cordas em um pau resistente, chamado de galão, que o vendedor colocava nas costas); a medida para comprá-las era em litros, geralmente uma lata de óleo vazia servia de medida. Maçarandubas! Olha a  maçaaaaaa...! gritava o vendedor; e eu corria com uma vasilha mão - quero um litro bem cheio! Levei muita bronca do meu pai porque na maioria das vezes nem lavava as frutinhas, o que eu queria mesmo era me deliciar com aquele leite docinho e pegajoso. Doce sabor de infância ! Sabor Saudade.



 
                                  Maçarandubas colhidas na Mata Estrela


Com a ocupação dos morros e, consequentemente, com o grande desmatamento ocorrido na cidade, a partir da década de 60, as frutas da mata já não fazem parte do cotidiano pessoas. As crianças nem as conhecem, e só aqueles que se aventuram a fazer as trilhas do Parque das Dunas podem encontrar  maçarandubeiras ainda preservadas. Felizmente foi criado o Parque das Dunas, e a sua preservação possibilita às gerações presente e futura,  a oportunidade de conhecer a fauna e a flora nativa desse ecossistema e, quem sabe um dia poder saborear as delícias que a Mata Atlântica tem a nos oferecer.




                 Maçarandubas  de tabuleiro -Foto tirada na Mata Estrela -Reserva 
                                      de Mata Atlântica em Baía Formosa- RN



Esse ano quando visitei o Parque Pituaçu em Salvador, meu irmão me fez uma  surpresa: me levou para ver um pé de maçaranduba que tem dentro do parque, (pelo tronco da árvore deve ser uma maçarandubeira centenária) encontrei também alguns frutos caídos no chão, resquícios do período da safra. Nem preciso dizer da minha alegria ao ver aquela árvore! O encontro com aquela maçarandubeira, foi também um encontro comigo mesma, com as minhas raízes, com a minha infância- acho que nas minhas veias corre um pouco do leite de maçaranduba! E com a intimidade de quem está diante de uma velha conhecida, fotografei a árvore de todos os ângulos e vou guardar as fotos como quem guarda uma relíquia. Enquanto fotografava prometia a mim mesma que, ao voltar à Salvador, iria rever aquela árvore, como quem vai rever uma grande amiga de infância.


                        Maçarandubeira do Parque Pituaçu em Salvador - Bahia


Maçarandubas


No Brasil, as maçarandubas do gênero Manilkara consiste de 19 espécies, apresentando registros em formações de floresta Atlântica, Amazônica, Caatinga e Cerrado. Pertencem a família  Sapotaceae, a mesma do sapoti.
As maçarandubas que me refiro são do gênero Manilkara Triflora, conhecidas como Maçarandubas de Tabuleiro, encontradas em quase toda região litorânea, do Pará à Bahia.
A planta, um arbusto que geralmente não ultrapassa 3m de altura, possui folhas verdes, de 15 a 60 mm de comprimento; seus frutos são do tipo baga, pequenos, alongados, vermelhos, alaranjados e pretos quando bem maduros. 
                  

                                                       





Fontes:

Site: Seres Vivos da natureza-Maçarandubas
Renato Braga-Plantas do nordeste, especialmente do Ceará.Fortaleza: coleção Mossoroense
Volume XLII-1996-pag.329
http://www.parquedasdunas.rn,gov.br/flora.asp


Fotos* Imagens Google
            Site: Seres vivos do RN-Maçarandubas
            Tiradas na Mata Estrela, às margens da lagoa Coca-cola-Baía Formosa-RN.
             
            Acervo pessoal - fotos tiradas "in loco" na Mata  Estrela
            Baía Formosa - RN







52 comentários:

  1. Marilda Nascimento Prefiro nem dizer nada e ficar degustando com os olhos só quem conhece como nós sabe o sabor dessa fruta, que deveria exister em todo Planeta Terraai que saudaes faz muito tempo que não sinto esse sabor rsrsrsrs mais um das suas Arilza bjus
    há ± 1 hora Via Facebook

    ResponderExcluir
  2. Querida Arilza,
    Obrigada por ser minha seguidora.
    Seu blog é maravilhoso!!! Parabéns!!! Vou sempre espiar.
    Ah! Não se preocupe tanto com a adieta, em alguns momentos temos que nos permitir.
    Bjks, Nina.

    ResponderExcluir
  3. Aldenize Reis Sabe que adoro uva coberta só porque lembro do sabor de maçaranduba? Bom demais! Daria qualquer dinheiro para comprar umas... bom demais! Bom demais!
    há 7 minutos Via Facebook·

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua postagem sobre a fruta Maçaranduba (já nem me lembrava mais dela).Um abraço do Marquito.
    Via e-mail.

    ResponderExcluir
  5. Beta Lima
    Acredita que nao conheco? Quando voce voltar traga para a gente provar. rsrsrsrsrsrs
    há 3 horas no Fscebook

    ResponderExcluir
  6. Margarida Maria Guimarães
    Ai que água na boca...
    há ± 1 hora no Facebook

    ResponderExcluir
  7. Aline Reis
    Meu tio Neinho ta aki babando, com agua na boca!!!!
    há 13 minutos no Facabook

    ResponderExcluir
  8. Janete Germana
    Não conheço, quero provar!!!!
    há ± um minuto no Facebook

    ResponderExcluir
  9. Liliana Claudia Kreimer
    Nao conheco, com que fruta parece?
    há 28 minutos ·no facebook
    Arilza Pereira Não conheço nada semelhante Lili. É um sapotácea, muito doce, mas que tem um leite muito pegajoso -latex que deixa a boca toda pregada! rsrsrs Só quem foi criança criada próxima a mata atlantica dessas bandas que conhece.Já na cidade não existe mais.

    ResponderExcluir
  10. Aldenize Reis
    Pelo amor de Deus manda pra mim via sedex, estou de água na boca, nao aguento nem ver as fotos!!!!
    há 16 minutos no facebook

    ResponderExcluir
  11. Quer dizer que existe a Massaranduba que cresce muito no caso a árvore e a outra que é um arbusto?

    ResponderExcluir
  12. Moro em Nova Descoberta, Natal/RN vizinho a mata atlântica no tempo da safra vou sempre colher. O sabor é incomparável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando conseguir me contata,tenho sementes de outras frutiferas para trocar ou se vc me vende algumas sementes,faço parte de um projeto de frutas raras,abraço.

      Excluir
    2. POSSO MANDAR ALGUMAS SEMENTE PRA VC VIA SEDEX E -MAIL andrade_tdb@yahoo.com.br

      Excluir
    3. BOA TARDE TENHO SEMENTES PARA TROCA CONTATO;
      PESQUEIRARUI6@GMAIL.COM /(21)997852489.
      RUI

      Excluir
  13. No sítio onde estou construindo tem dois pés de Massaranduba. Um não dá frutos, mas o outro está carregado. Não imaginava que ele era tão importante!!! Super feliz! Sou de Pe em Ipojuca bem próximo a porto de galinhas-Praia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que prazer em saber que aqui pertinho de Recife ainda tem alguém que planta a macaranduba. Gostaria muito de poder visitá-lo em época de colheita e comprar essa maravilhosa fruta, que desde os cinco anos de idade não encontro mais. Se for possível entre em contato pelo e-mail washington_baraujo@yahoo.com .br. Abraço.

      Excluir
  14. Muito delicioso eu mim lenbro tenpo de criança

    ResponderExcluir
  15. Conheci uma granja de um amigo meu na cidade verde mangabeira j.pessoa pb paraiba

    ResponderExcluir
  16. Quero mais informação sobre a masaranduba ok

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, poderia usar sua foto de maçaranduba para mostrar no Globo Rural?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade Juliana Muller, Mas gostaria que colocasse os creditos, se possivel o local da colheita . Grande abraço

      Excluir
  18. Nos veraneios em Pirangi (quantas décadas atrás) costumava saborear as deliciosas massarandubas. Lá em casa só eu gostava. Ainda bem... Os meus irmãos não gostavam de se melar com o leite delas...Gostei demais dos seus comentários, da saudade, da identificação. Coisa boa!

    ResponderExcluir
  19. Que saudade! O homem acaba com tudo, nunca mais vi essa fruta resultado do desmatamento, da cobiça por essa madeira.

    ResponderExcluir
  20. Aqui em aracaju dificilmente se encontra afruta até o caju que tinha bastante não tem mais o homen esta acabando com tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era minha fruta favorita em Aracaju, onde fui criado, e estudando no Instituto D. José Thomaz. Há 60 anos não tenho o prazer de ver ou comer uma!

      O Velhinho in:

      Excluir
  21. Lembro com muita saudade do tempo de infancia que colhia nas terras do meu pai,no iterior da Bahia.Se nao estiver enganada,no complexo hospitala err do H C em sao Paulo tem umaacarandubeira.

    ResponderExcluir
  22. Muito boa essa fruta realmente e sabor de saudade em Salvador tem muito pé dessa feira mais aqui onde moro em Alagoinhas Ba não encontro em lugar nenhum que pena

    ResponderExcluir
  23. ver essas fotos e seus comentários retornei a minha infância quando meu pai me levava para procurar maçaranduba nos morros em Natal. Quando voltar a Natal vou no Parque das dunas só para rever um pé dessa fruta.Parabéns.

    ResponderExcluir
  24. Belíssima fruta
    Quanto tempo lava pra frutificar ?
    ddraphasilva@hotmail.com
    Cordialmente
    Daniel Raphael

    ResponderExcluir
  25. Moro no Cabo PE . Aqui tem maçarandubas. O que possi fazer com elas além de comer? Posso fazer vitamina com leite ou suco da fruta?. Alguem me fala. Por favor. Meu zap 81985305990 ÷ facebook Patrícia Karla Gomes Marinho. A safra é de dois em dois anos e estamos na época

    ResponderExcluir
  26. Meu Deus que história linda eu tenho um pé de maçaranduba que ganhei de um amigo já fez ums três anos e nada de botar flores alguém pode mim dizer com quantos nós eles dão frutos AF tô em ansiedade total todo dia vou lá e converso com ele tenho muita saudades do sabor desta frutinha comprava por litro mesmo no meio da feira de Gravatá Pernambuco

    ResponderExcluir
  27. Faz uma semana que soube que essa deliciosa fruta apareceu aqui no mercado e infelizmente não estava sendo vendida por um comerciante permanente, por isto não pude comprá-la e saboreá-la novamente como há mais de trinta anos.

    ResponderExcluir
  28. Que saudades da minha infância, ainda sinto o sabor da maçaranduba. Como gostaria de comer umas. Patrícia Karla , posso adicionar o num do seu zapp, para quando for a época dela, você me avisar, para eu ir até o Cabo, só para comprar e matar a saudade, dessa fruta, tão saborosa ?

    ResponderExcluir
  29. Que delícia e tem também Ingá, quem lembra? Também muito gostosa, hoje não vemos mais e araçá que também é muito gostosa, lembrando o gosto de goiaba.

    ResponderExcluir
  30. Hoje 13/01/2021 Me deparei com um pé de maçaranduba na BR-101 antes de São José de Mipibu-Rn sentido João Pessoa logo após o Posto da PRF. Lógico que parei, subi no pé e enchi uma sacola...delicia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também hoje, encontrei 4 pés carregados em Macaiba/RN, próximo a Escola Agrícola de Jundiaí, ainda colhi muitos frutos.

      Excluir
    2. Alguém sabe me dizer qual e os meses que dão fruto?

      Excluir
  31. MAÇARANDUBA! REVIVO COM MUITO CARINHO A MINHA INFÂNCIA EM CABEDELO,PB, CIDADE.PRAIANA. OBRIGADO POR ME DEVOLVER ÉPOCA DE FELICIDADE!

    ResponderExcluir
  32. Boa noite,será que tem como enviar algumas sementes da fruta da Massaranduba?
    Amo de paixão está fruta

    ResponderExcluir
  33. Minha frutinha favorita, em Aracaju, onde morei até os 12 anos e estudava no Instituto Dom José Thomaz, na Rua das Laranjeiras 705... Há 60 anos não tenho o prazer de ver ou comer uma...
    Saudades...
    O Velhinho in:

    ResponderExcluir
  34. Maçaranduba,lembra minha infância, quando morava no bairro do alecrim (Natal),lembro que só tinha uma Sra.que vendia, no mercado Central. Eu ia correndo comprar. SÓ pra chegar em casa e me deliciar com seu sabor. Inesquecível.

    ResponderExcluir
  35. Conheci essa fruta na praia de Guadalupe em Pernambuco, e amei o sabor.

    ResponderExcluir
  36. Que maravilha! É tão raro encontrar hoje em dia. Dor e sua!

    ResponderExcluir
  37. Eu lembro dessa fruta a muitos anos atrás quando era muleque aqui onde eu moro, antes das selva de pedra tinha um terreno que tinha um dessa Massaranduba, fiquei em cantado com os frutos, então subir no pé onde tinha muito frutos vermelhinho, quando eu tava deliciando os frutos, eu não vi um casa de aripua que mim atracou tive que desse com um relâmpago, minha cabeça ficou cheio de bicho. infelizmente não consigo colher mais por causa da quelé bichinho , mas as frutas são uma delícia .Moro no Recife pos fora aquele pé não vi outro por aqui

    ResponderExcluir
  38. Eu acho que essa árvore esta em extinção pos eu vi uma aqui no meu bairro faz muitos anos atrás, cortaram ela por causa de um construção, essa foi a primeira e a última.

    ResponderExcluir
  39. Que saudades da maçaramduba, comi muito em meu tempo de criança. Hoje , não sei mais aonde encontrar em Recife. Alguém sabe aonde poderei encontrar, em Recife ?

    ResponderExcluir
  40. Que delícia de texto! Tive essa mesma experiência na infância, e ainda sinto o gosto das maçarandubas em minha boca... Sabor de saudades da infância! Sou do litoral norte da Paraíba, e sempre que meu avô viajava para Baía Formosa, nos presenteava com pacotinhos de maçarandubas. Eita, saudade grande daquele tempo e daquele sabor! Parabéns e obrigada pelo texto! Alegrou o meu dia e me trouxe doces memórias de minha feliz infância ao lado do meu amado avô, que já não mais está entre nós...

    ResponderExcluir