FOTO DE CAPA

Foto de Capa
Barra de Punaú - por Arilza Soares

segunda-feira, 27 de junho de 2011

PAMONHA DE MILHO VERDE



                                                                                    

Nesse mês de Junho, todo nordeste está envolvido com as festas típicas,ditas juninas.É época de muito milho verde,canjica.de pé de moleque e de todas as delícias da nossa rica gastronomia.É época de pamonha, muita pamonha! Essa iguaria tem muita aceitação em Natal.Aqui se encontra pamonha o ano inteiro,em padarias,em casas de vendas de produtos regionais ou até mesmo com vendedores ambulantes que passam em carros pelas ruas dos bairros mais populares anunciando pelo microfone:"Olha a pamonha" (detalhe o pregão é uma gravação-tempos modernos! O ambulante só dirige o carro e efetua as vendas). 



A Pamonha é  muito consumida no Brasil, principalmente nos estados de São Paulo( com destaque para as famosas pamonhas de Piracicaba )Minas Gerais e Goiás, além da presença em toda Região Nordeste.Sofre alterações regionais,quanto ao sabor( que pode ser doce ou salgada) e recheios usados.Hoje são encontradas pamonhas de queijo,coco ralado,linguiça,frango etc.Inovação é o que não falta, mas a massa básica do seu preparo é a mesma em qualquer lugar: milho verde ralado, misturado ao leite, sal ou açúcar dependendo do gosto.Essa massa é colocada em um "recipiente" feito com a própria casca do milho.





A origem da pamonha é polêmica.Entre as várias vertentes fico com com a que defende que a pamonha tenha surgido da mistura entre as tradições indígenas ( que dominavam o cultivo do milho - a própria palavra pamonha vem do tupi Pa'muña que significa pegajoso) das tradições portuguesas (que teriam trazido para o Brasil uma receita muito semelhante à da pamonha) e dos escravos africanos que teriam feito as adaptações regionais necessárias até chegar a pamonha que conhecemos hoje.  


 Receita da Pamonha de Milho Verde Nordestina


Ingredientes

8 espigas de milho verde com palha
1colher  (sopa) de manteiga
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara  (chá) de leite
1 pitada de sal

Modo de Preparar

Cortar as extremidades das espigas com uma faca.Limpar as espigas e reservar as palhas maiores para embrulhar as pamonhas.
Em uma panela,levar ao fogo o leite ( que pode ser de coco, se preferir) e a manteiga até derreter. Reserve.
Com uma faca retirar os grãos das espiga. Bater os grãos no liquidificador até obter um creme. Adicionar essa mistura ao leite reservado, acrescentar o açúcar, o sal e mexer bem. Passar as palhas reservadas em água fervente por alguns segundos. Separar duas palhas para cada pamonha. Pegar a primeira, dobrar as laterais e a ponta, formando um saquinho. Encher o saquinho com o líquido da pamonha e cobrir com a outra palha, dobrando as laterais e a ponta. Amarrar as extremidades, de canto a canto, com um barbante. Colocar as pamonhas em uma panela com água, uma a uma, e cobrir com os sabugos. Mantenha no fogo por 1 hora ou até a palha ficar bem amarelada. 
                                      Livro de Receitas Digitais -Google

     
Clique no link abaixo e aprenda a fazer, passo a passo, uma autêntica pamonha nordestina. 





                                                                              


Aprenda a fazer e chame os amigos para um lanche típico dessa época de festas.Só tome cuidado para não chamar alguns deles de" pamonha" que é o mesmo que chamar essa pessoa de molenga, abobado, preguiçoso, bobo. 



8 comentários:

  1. Hoje é que me dei conta: nunca comi pamonha! Acho que sou mesmo uma abobada, boba ou melhor pamonha! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Janete Germana Adoooooooooooro!!!!!!
    há ± 1 hora no facebook

    ResponderExcluir
  3. Aldenize Reis Rsrsrsrsrsrsrsrsrrsrs... sõ não come quem é pamonha!!!!Comentário via Facebook

    ResponderExcluir
  4. hummm... e uma verdadeira delicia

    ResponderExcluir
  5. NÃO COMA! PAMONHA É MUITO RUIM KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. Ailson Rosa Silva

    Gosto muito da pamonha feita por DEÚDE, mas gosto mais ainda de milho cozinhado na panela de barro, preta de tisna, no fogo de lenha...
    há 45 minutos no Facebook

    ResponderExcluir
  7. Deve ser uma delícia!!!Farei assim que tiver oportunidade!!!

    ResponderExcluir
  8. Não existe "PAMONHA DE PIRACICABA" é só um nome publicitário PIRACICABA para uma empresa vender pamonha. Piracicabanos ríem muito quando procuram pamonha pra comprar na cidade.

    ResponderExcluir